terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Classicos Anos 80


Nos anos da década de 80 vários segmentos das artes se destacaram. Na musica houve o surgimento de grandes bandas como A Legião Urbana, que a meu ver é a melhor banda nacional, que produziu obras primas da música brasileira como: Que pais é esse, Geração coca-cola, Faroeste Caboclo, que daria um filme (só que todos saberiam o final) dentre outras. Claro que existiram neste tempo outras bandas, mas se fosse citar 50% delas ficaria o dia todo aqui. Não sei por que, mas eu gosto muito do cinema dessa década (de 80), acho que foi porque neste período comecei a gostar de cinema, claro que um interesse disperso, pois era somente uma criança.


Quem não assistiu a Krull, a aquele filme que tinha um “homem” com um olho na testa. Um homem em uma jornada pra derrubar um Império Intergaláctico do mal, viajava em busca de uma arma capaz de fazer alguns prodígios e em seu caminho vai conhecendo pessoas que aderem a sua causa (inclusive ele conhece o ciclope, ou, aquele do olho na testa).

Há, também, um filme épico chamado O Feitiço de Áquila que foi 100% de audiência na Sessão da Tarde. Basicamente é a historia, ambientada na Idade Média, de um casal amaldiçoado, onde a mulher virava um Falcão durante o dia e o “homem era homem”, mas durante a noite “a mulher voltava a ser mulher” e o homem virava um lobo. Assim, o casal não se via, mas havia uma forma de quebrar a maldição, essa trama genial se desenrola em meio há lutas bizarras, com pouca técnica.



Outra obra prima da época foi Inimigo Meu, com grande elenco é meio que um “Robinson Krusoé do Espaço”. A humanidade tinha encontrado a paz e o amor havia irradiado o planeta, então o homem passou a colonizar o espaço. Mas descobriu que não estava sozinho no Universo e que havia uma raça que alegava uso capião de alguns planetas, essa raça chamava-se Drac. Os Drac´s eram Humanóides sem sexo, não havia distinção entre homem e mulher. Então um homem e um Drac se confrontam e as naves, a do homem e a do Drac, caem em um planeta desconhecido, ai começa uma historia de amizade e ódio recíproco com um final surpreendente. Não posso deixar de falar que a historia do uso capião do dos planetas é genial. A meu ver, esse ultimo é o melhor, vi, revi e voltarei a ver. Recomendo. Ver o Zammis e seus porquês é muito bom. Quer saber quem é Zammis? Ficou curioso? Veja Inimigo Meu.

Claro que há mais filmes desse período que merecem e deveram ser comentados, mas deixarei para comentá-los em outra oportunidade, certo que é um comentário de alguém leigo, mas que gosta de cinema.

Abraços!!!!

Nenhum comentário: