segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"O Céu é meu Teto" - Os Ciganos

A história do povo cigano ou Rom é ainda hoje objeto de controvérsia. Existem várias razões que explicam a obscuridade que envolve a esse assunto. Em primeiro lugar, a cultura cigana é fundamentalmente ágrafa (Historia oral) e despreocupada por sua historia, de maneira que não foram conservados por escrito sua procedência. Sua história foi estudada sempre pelos não ciganos, com frequência através de um cariz fortemente etnocentrista. Os primeiros movimentos migratórios datam do século X, de sorte que muita informação se perdeu, se é que alguma vez existiu. É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa Ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população em que eram Minoria, em parte como posta em cena de seus espetáculos e atividades.

Outro problema que se deve ter em conta é que a inserção (ou não) na comunidade cigana é uma questão disputada. Não existe uma delimitação clara dentro da própria comunidade (nem fora) acerca de quem é cigano e quem não o é.

O termo em portugues "cigano" (assim como o espanhol gitano e em Ingles gypsy) é uma corruptela de egípcio, aplicado a esse povo pela crença errônea de que seriam provenientes do Egito. No seculo XVIII, o estudo da Lingua Romani, própria dos ciganos, confirmou que se tratava de uma Lingua Indo-Ariana, muito similar aoPanjobi o ao Hindi ocidental. Isso demonstrou que a origem do povo Rom (ciganos) está no noroeste do Subcontinente Indiano, na zona em que atualmente fica a fronteira entre os estados modernos da India e Paquistão. Esse descobrimento lingüístico acabou sendo também respaldado por estudos genéticos. É provável que os ciganos originaram-se de uma casta inferior do noroeste da India, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no Primeiro milenio d.c..

A procedência dos roma foi objeto de todo tipo de fantasias. Foram considerados descendentes de Caim, ou relacionados com a estirpe de Cam (primeiro filho de Noé). Algumas tradições os identificam como Magos Caudeus da Síria, ou com uma tribo de Israel fugida do Egito Faraonico. Uma antiga lenda Balcanica os faz forjadores (ou ladrões) dos pregos da cruz de Cristo, motivo pelo qual teriam sido condenados a errar pelo mundo, se bem que não há qualquer evidência que situe aos ciganos no Oriente Médio nessa época.

Nenhum comentário: