quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tuvia Bielski

Tuvia Bielski (1906-1987) foi o líder do grupo partisano “Hermanos Bielski”, que estavam situados no bosque Naliboki na Segunda República Polaca (actual Bielorrússia), durante a Segunda Guerra Mundial. O seu objetivo como líder não era atacar caminhos e estradas que os nazistas usavam como rotas de abastecimento (ainda que alguns tenham sido mesmo atacados). O objectivo era salvar os judeus que eram perseguidos pelos nazistas durante o Holocausto. Depois da guerra, foi-lhe oferecido um trabalho como alta patente nas Forças de Defesa de Israel devido aos seus grandes actos de liderança, mas Bielski rescusou e trabalhou com o seu irmão, Zus, em Nova Iorque até à sua morte, em 1987..

Vida

Tuvia Bielski cresceu na única família judia de Stankiewicz, um pequeno povoado no território que era, na altura, a Polónia Oriental (agora Bielorrússia Ocidental), situado entre os municípios de Lida e Navahrudak. Foi o terceiro filho de David e Beila Bielski, que tiveram doze filhos: dez rapazes e duas raparigas. Os seus irmãos Asael, Alexander Zisel “Zus” e Aron foram também, membros do seu grupo de partisanos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Bielski passou muito tempo com soldados alemães que ocuparam a Polónia e a Bielorrússia naquela época. Sendo um falante de ídiche, aprendeu a falar alemão com esses homens e recordou-o em toda a sua vida. Em 1927, foi recrutado pelo exército polaco. Depois do seu serviço militar, Bielski voltou a casa, da qual recordou a pobreza em que vivia a sua família, e conheceu a sua namorada, Marlonga. Num esforço para aumentar os rendimentos da sua família, alugou outro moinho. No entanto, isso não foi suficiente, e assim, com 23 anos, casou-se com uma mulher mais velha que possuía um grande comércio e uma casa muito maior. Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto estava escondido no bosque, recebeu a notícia de que a sua mulher e o seu filho tinham sido assassinados. Bielski voltou a casar-se com Lilka, com quem ficou casado para o resto da sua vida.

Filmes

Até à data, foi rodado um filme em comemoração a feitos cometidos durante a sua estadia no bosque Naliboki, chamado Defiance (Título no Brasil UM ATO DE LIBERDADE ). Tuvia Bielski foi protagonizado por Daniel Craig no filme de 2008. Ele Foi um líder refeito a si mesmo pelas circunstâncias que viveu.

Nenhum comentário: