quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os Centauros, Pigmeus e Grifos


OS CENTAUROS.

Estes monstros tinham do homem a cabeça e o tronco e o restante do corpo, do cavalo. Os antigos apreciavam muito o cavalo para considerar que sua união com o homem constituísse uma forma degradante e, assim sendo, o centauro é o único dos monstros mitológicos da Antiguidade ao qual eram atribuídas boas qualidades. Os centauros eram admitidos na companhia dos homens, e estavam entre os convidados no casamento de Píritos com Hipodâmia. Na festa, Eurátion, um dos centauros, tendo-se embriagado com vinho, tentou violentar a noiva; os outros centauros seguiram seu exemplo, provocando um terrível conflito, no qual vários deles foram mortos. É a célebre batalha dos lápides e centauros, assunto favorito dos escultores e poetas da Antiguidade.

Nem todos os centauros, porém, eram semelhantes aos grosseiros convidados de Píritos. Quirón recebeu lições de Apolo e Diana, tornando-se famoso por sua habilidade na caça, medicina, música e arte da profecia. Os mais notáveis heróis da Grécia foram seus discípulos, entre eles o menino Esculápio, que lhe foi confiado por seu pai Apolo. Quando o sábio voltou para casa levando a criança, sua filha Ocíroe veio ao seu encontro e, vendo a criança, começou a profetizar, prevendo a gloria que ela iria conquistar. Esculápio, depois de adulto, tornou-se médico famoso, e em um caso, chegou mesmo a restituir a vida a um morto. Plutão irritou-se com isso e, a seu pedido, Júpiter fulminou o ousado e atrevido médico com um raio, mas, depois de sua morte, recebeu-o entre os deuses.

Quirón foi o mais sábio e justo dos centauros, e, quando morreu, Júpiter colocou-o entre as estrelas, como a constelação de Sagitário.

OS PIGMEUS

Os Pigmeus constituíam uma nação de anões e seu nome deriva de uma palavra grega que significa uma medida correspondente a certa de treze polegadas, que, segundo acreditava, era a altura daquela gente. Os Pigmeus viviam perto da nascente no Nilo, ou, de acordo com outros, na Índia. Homero conta que os grous costumavam emigrar todos os invernos para o país dos pigmeus, e seu aparecimento era o sinal de uma sangrenta guerra com os diminutos habitantes, que tinham de pegar em armas para defender os trigais contra os rapaces estrangeiros. Os pigmeus e seus inimigos, os grous serviram de assunto a diversas obras de arte.

Escritores mais modernos falam de um exército de pigmeus que, encontrando Hércules adormecido, preparou-se para atacá-lo, como se se tratasse do ataque a uma cidade. O herói, contudo tendo despertado, riu dos minúsculos guerreiros e, embrulhando alguns em sua pele de leão levaram-os para Eristeu.

OS GRIFOS

Os Grifos eram monstros com corpo de leão, cabeça e asas de águia e as costas cobertas de penas. Construíam ninhos, como aves, mas, em vez de um ovo, punha no ninho uma ágata. Tinham garras de um tamanho tal que os habitantes da Índia, pais onde se acreditava viver o grifo, delas faziam taças. Os grifos encontravam ouro nas montanhas e com ele fazia seus ninhos, razão pela qual esses ninhos despertavam grande interesse entre os caçadores e tinham de ser vigiados com atenção. O instinto levava os grifos, a saber, onde havia tesouros escondidos e eles tudo faziam para manter os saqueadores e ladrões a distancia. Os arispianos, entre os quais viviam os grifos, eram um povo da Cítia, de um só olho.










BULFINCH, Tomas, 1796-1897. O livro de ouro da mitologia: História de Deuses e Herois. Traduçao de David Jardim. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

seu blog tá com virus meu chappa, melhorar isso aí! blog ruim e com virus não dá pra tolerar!

Ja1000 disse...

Vc tem todo direito de não gostar do blog. Mas dizer que tem virús é sacanagem!!!!
pode entrar tranquilo q não tem virus.